PROGRAMAÇÃO: SEGUNDA A SEXTA: 0H ÀS 3H- DANCE NIGHT, 3H ÀS 8H- PILOTO AUTOMÁTICO, 8H ÀS 9H -FADO E A GUITARRA, 9H ÀS 11H- BOM DIA VALPAÇOS, 11H ÀS 12H- RITMO BRASIL, 12H ÀS 12.30H- 30 MINUTOS DE FADO, 12.30H ÀS 14H- PORTUGAL EM GRANDE, 14H ÀS 16H- RECORDAR, 16 ÀS 18H- TARDES COM RITMO, 18H ÀS 20H- NON STOP MUSIC, 20H ÀS 22H- ROMANTIC LOVE, 22H ÀS 0H- PELA NOITE DENTRO; www.valpacosonlineradio.blogspot.com SÁBADOS: 0H ÀS 3H - DANCE NIGHTS, 3H ÀS 8H- PILOTO AUTOMÁTICO, 8H ÀS 9H: FADO E A GUITARRA, 9H ÀS 11H- BOM DIA VALPAÇOS, 11H ÀS 12H- RITMO BRASIL, 12H ÀS 12.30- 30 MINUTOS DE FADO, 12.30H ÀS 14H- TARDE LATINA, 14H ÀS 16H- KIZOMBA, 16H ÀS 18H- TARDE LATINA, 18H ÀS 20H- PORTUGAL EM GRANDE, 20H ÀS 22H- ROMANTIC LOVE, 22H ÀS 0H- NIGHT DANCE; VALPAÇOS ONLINE RÁDIO - AQUI A MÚSICA NÃO PÁRA DOMINGO:0H ÀS 3H - DANCE NIGHTS, 3H ÀS 8H- PILOTO AUTOMÁTICO, 8H ÀS 9H: FADO E A GUITARRA, 9H ÀS 11H- BOM DIA VALPAÇOS, 11H ÀS 12H- RITMO BRASIL, 12H ÀS 12.30- 30 MINUTOS DE FADO, 12.30H ÀS 14H- TARDE LATINA, 14H ÀS 16H- SEMPRE EM CIMA, 16H ÀS 18H- TARDE LATINA, 18H ÀS 20H- PORTUGAL EM GRANDE, 20H ÀS 22H- ROMANTIC LOVE, 22H ÀS 0H- NIGHT DANCE www.valpacosonlineradio.blogspot.com

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projecto Afectos comemora 3.º Aniversário

Cerca de duzentas pessoas participaram na festa, que comemorou o aniversário de um projecto de solidariedade sob o avalo da autarquia valpacense que tem cada vez mais “adeptos".

Nasceu em 2007 e não tem mãos a medir, pois os idosos que aderem ao projecto, gostam, ficam e passam a palavra. “Mudou a minha vida” dizem muitos dos participantes que outrora fechavam-se em casa e sem companhia iam passando os dias.

Sob a tutela da Câmara Municipal de Valpaços, o “Afectos” ganhou vida e expressão e, ao contrário de muitos projectos que esmurecem, tem ganho cada vez mais admiradores e gente da terceira idade que não se quer render à solidão.

Com actividades semanais que não se restringem apenas à sede de concelho, mas vão de encontro aos idosos de vários pontos do concelho, os chamados núcleos de Lebução, Carrazedo de Montenegro e Veiga de Lila, e com vontade de alargar-se, o Afectos tem na sua génese proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos, sobretudo, os que vivem sozinhos, sem retaguarda familiar e em condições, em muitos casos, abaixo do limiar da pobreza. Combater, sobretudo, o isolamento social, é a grande meta numa altura em que “os laços de vizinhança são cada vez mais fracos e a entre-ajuda não tem mais o significado de outros tempos. A vida quotidiana de hoje não é mais compatível com o tempo dedicado aos idosos. E é por eles, que sentem na pele esta mudança de comportamentos e atitudes por parte da sociedade, que concentramos a nossa acção”.

Várias actividades recreativas e de lazer preenchem o dia-a-dia dos quase duzentos idosos que integram o projecto. Desde acções de esclarecimento, aulas de ginástica e de pintura, croché, bordados, escultura e vários passeios, tudo é pouco quando se misturam beneficamente trabalho e lazer. Que o digam os vários técnicos e voluntários que imprimem em cada actividade um pouco de si. Aliás, bastam alguns minutos com os grupos para perceber a cumplicidade e amizade entre técnicos, voluntários e idosos.

Três velas em dia de festa

No passado sábado, o Projecto Afectos comemorou três anos e o dia foi de festa. Mais de duzentas pessoas concentraram-se pela manhã, no Centro Cultural Luís Teixeira, em Valpaços, para momentos de cultura em que os idosos foram os protagonistas na interpretação de temas, peças de teatro, poemas, anedotas, entre outras.

Depois, contando com a presença do autarca valpacense, Francisco Tavares, vice-presidente do municipio, Amilcar Almeida, e presidente da Assembleia Municipal, João Mateus, o grupo participou num almoço convívio, onde não faltou o bolo de aniversário e o bailarico, acompanhado sempre da alegria e animação dos idosos.

in: Diario Atual

Sem comentários: